segunda-feira, 13 de julho de 2009

Projeto Xadrez e Artes na Escola desenvolvidos pelo Profº Christiann e a Profª Adriane


PROJETO XADREZ NA ESCOLA

Christiann Maykon Denuzzi


XADREZ NA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BASICA MARIA APARECIDA AMARO DE SOUZA


Projeto destinado aos alunos da E.M.E.B
Maria Aparecida Amaro de Souza com o
interesse de incentivar o ensino e a práti-
ca do Xadrez na escola como extra curri-
lar.

SINOP-MT
MARÇO DE 2009

JUSTIFICATIVA.

Considerando que a maioria dos professores de Educação Física prefere dar ênfase as modalidades específicas como: voleibol, basquete, handebol, futsal e outros, deixando de lado o xadrez, onde o mesmo é um esporte de ordem intelectual, que objetiva proporcionar um desenvolvimento mental e social, possibilitando a resolução dos problemas do dia - a - dia.
Levando-se em consideração o fato dos professores terem a dificuldade de trabalharem a modalidade devido a grande quantidade de alunos por turma e fazendo apenas uma pequena passagem pelo xadrez e até mesmo deixando de lado, fazendo com que futuramente estes não tenham que aprender ou praticar este jogo, podendo se tornar inferior aos que o praticam desde a infância.
Portanto, sendo o xadrez uma atividade esportiva, a mesma possibilita à criança o auxílio do seu desenvolvimento tanto intelectual como motor e social.
Com isso, pretendo com este projeto, mostrar aos professores e interessados, que o xadrez não seria apenas um jogo comum, mas sim um método de firmamento intelectual e social do desenvolvimento humano infantil, contribuindo assim, no aprendizado global da criança.

OBJETIVO GERAL

Demonstrar de forma teórica e prática a importância do xadrez no ensino fundamental, podendo proporcionar um melhor aprendizado em relação às outras disciplinas e até mesmo na aplicação da atividade motora e que diante de difíceis situações, poderem tomar suas próprias decisões.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Observar durante as aulas de xadrez, a influência do mesmo sobre o desenvolvimento de:
Atenção e a concentração;
A imaginação e antecipação;
A memória;
A paciência e o autocontrole;
A criatividade;
A inteligência;
METODOLOGIA

Em horários opostos ao horário de aula os alunos interessados serão atendidos na escola com turmas limitadas a no máximo 06 alunos para uma melhor compreensão do objetivo proposto

PÚBLICO ALVO

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica Maria Aparecida Amaro de Souza com idades de 6 a 14 anos de ambos os sexos.

ESPAÇO FÍSICO

Sala de aula disponibilizada pela própria escola equipada com mesas e cadeiras.

CRONOGRAMA
segunda feira
quarta feira
sexta feira
das 13:00 as 15:00
OBS: Este projeto será desenvolvido no decorrer do ano letivo

MATERIAL

- Tabuleiros de Xadrez;
- Peças de Xadrez;
- Livros didáticos e apostilas;
- Relógios de Xadrez.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com este projeto o professor juntamente com a escola, tem interesse em incentivar o ensino e a prática do Xadrez na escola, por acreditar que essa atividade extracurricular contribui no desenvolvimento da inteligência, do raciocínio lógico, e das emoções dos seus praticantes, oportunizando assim possibilidades de êxito pessoal, acadêmico e profissional.
O xadrez mostra também que por ser um jogo de estratégia, coloca a criança em difíceis situações e que as estimula a criar imaginar e atuar como um indivíduo capacitado para solucioná-las.

Nenhum comentário: