terça-feira, 27 de abril de 2010

HISTORICO DA ESCOLA
A Escola Municipal de Educação Básica São Cristóvão está situada na Rua Colonizador Enio Pipino s/nº no Bairro São Cristóvão. A mesma foi criada pelo Decreto 010/95 pela necessidade em atender as crianças do Bairro, devido ao grande número de madeireiras instaladas nesta região, seu funcionamento deu-se no dia 13/02/1995 e inauguração oficial no dia 18/02/1995 e tem como mantenedora a Prefeitura Municipal de Sinop. No inicio para atender a demanda a escola tinha setes salas, equipadas com carteiras armários mesas, sala da direção, secretaria, e dos professores, cozinha, banheiros.
No ano de 1995 a 2001 a Escola era regida por supervisor escolar, sendo eles:
Ivana
Rosangela Ferreira de Carvalho
João Candido da Silva
Ângela da Silva Melo
Maria Aparecida Cicuto Santos
Deroni Splendor
Valdomiro Siqueria
Márcia da Silva Hentz
No ano de 2000 como a demanda de alunos desta escola era muito foi feita ampliação com mais quatro salas e um banheiro.
De 2002 passou a ser pelo diretor escolar sendo este designado pela Secretaria de Educação. Através de convênios firmados entre a Prefeitura Municipal e o Instituto Ayrton Senna foi implantado o Programa de Gestão Escolar “Escola Campeã”, dando inicio assim a descentralização das escolas municipais. Sendo então a Diretora designada a Professora Silvana Clélia Piccoli.
No ano de 2005 a Escola teve sua primeira participação democrática na escolha da direção da Escola, por meio do voto, onde foi eleita Professora Silvana Clélia Piccoli com diretora de escola, sendo reeleita no ano de 2007, a mesma permaneceu até março ano de 2009, desta data em diante ficou designado a Professora Iracy de Queiros Araújo como diretora. Feito nova eleição foi eleita à mesma, para próximos 02 anos (2010 a 2011).
Em 2008 por projeto da câmara Municipal de Sinop, as escolas que tinham o nome de bairros seriam nomeadas, nossa escola que era conhecida como Escola São Cristóvão passou a ser chamada “Maria Aparecida Amaro de Souza” em homenagem a professora Cida como era conhecida pelos moradores do bairro onde além de trabalhar como professora prestava muitos serviços a comunidade.
Nossa Escola conta atualmente com alunos desde o 1º ano até a 8ª série do Ensino Fundamental, atendendo no período matutino e vespertino e no noturno o projeto “Projovem”, sendo esta Pólo de atendimento dos deficientes auditivos, com sala de recurso, laboratório de informática.

segunda-feira, 26 de abril de 2010


UM POUCO DA HISTORIA DE MARIA APARECIDA AMARO DE SOUSA (CIDA)

Cida morava em Naviraí _ MS, começou a trabalhar
muito cedo para ajudar em casa, e por isso não tinha incentivo para dar continuidadenos estudos, mas não desistiu de seu sonho de ser professora.
Levou adiante seus estudos e formada a 8ª série começou a lecionar para jovens e adultos. Vencendo as dificuldades do 2º grau, casou-se e entre o nascimento das filhas cursou sua primeira faculdade de licenciatura Curta em Pedagogia.
Tendo Cida vindo morara em Sinop em 1986, fez diversos trabalhos Juntamente com os madeireiros locais e ergueu um barracão onde lecionava para as crianças da região, com o tempo a escola foi legalizada e hoje lá se encontra a Escola Municipal Belo Ramo. Em 1989 assumiu o concurso do estado na Escola Estadual São Vicente de Paula entre os incentivos cursou sua segunda faculdade de Licenciatura Plena em Pedagogia, logo depois em 2001 assumiu o concurso do município e fez Pós-graduação em Psicopedagogia. Cida foi uma pessoa de muita fé em Deus e mostrava suas atitudes o grande amor que sentia pelo criador e pelas pessoas que estavam ao seu lado, sendo simples, humilde, companheira, profissional, persistente e amiga. Demonstrando tudo isso através de seus trabalhos desenvolvido na comunidade de São Cristóvão, onde era querida por todos. Atingiu várias vitórias e transmitiu saberes para todos aqueles que estiveram diante de si, deixando sempre uma semente a ser cultivada. Enfim, Cida dedicou grande parte de sua vida ao ensino, foi um grande exemplo de vida, mas Deus a levou para a escola do Céu. Lembranças e saudades ficam, mas as sementes continuam a florescer.

Marilei a direita na foto

Bandeira criada pela aluna Marilei Roos Niemes da 7ª série de 2007, através de concurso "Bandeira Simbolo de Nossas Conquistas" realizado pela escola em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e apresentada a comunidade.
A Bandeira tem os três lápis que significam escola educação e família, que são os pilares da educação, as réguas são os conhecimentos que não tem medidas saindo do Mato Grosso, estado onde vivemos.

MISSÃO

A Escola Municipal de Educação Básica Maria Aparecida Amaro de souza, tem como missão oferecer um ensino de alta qualidade, respitando a necessidade e a capacidade de cada educando, mantendo compromisso com equidade e com a formação de cidadãos críticos capazes de agir na transformação do seu meio social.
VISÃO
Seremos comprometidos com a excelência. O respeito, a igualdade e a ética na comunidade escolar.