terça-feira, 29 de setembro de 2009

Aprendendo sobre datas comemorativas com auxilio mídias


Professora: Marlene de Oliveira

Instituição: Escola Municipal de Educação Básica Mª Aparecida Amaro de Souza.

Série 2º ano “A” vespertino, com 29 alunos.

Tema: Leitura oral e escrita:
Aprendendo sobre datas comemorativas com auxilio das mídias.

Objetivo: Utilizar a criatividade através da leitura e a escrita como fonte de informação para alfabetização, por meio do mundo das mídias.



Componente curricular: Língua portuguesa, matemática, ciência, geografia, história e artes.


Metodologia: O projeto será desenvolvido de acordo com as datas comemorativas, sendo realizada, atividades variadas como: escritas nos cadernos, cartazes, dobraduras, desenhos, recortes e colagem, leituras, cantigas, etc. essas atividades serão desenvolvidas individuais e em grupos.
Conforme o desenvolvimento das datas aprenderão novas palavras, que em duplas ou em trio irão ao laboratório de informática para elaborar o Mini Dicionário Maluco pesquisando gravuras na internet, e também na informática utilizarão vários softwares que estão de acordo com os conteúdos estudados.


Mídias: Aparelho de som, TV, vídeo, DVD, computador, internet, softwares, máquina fotográfica, lousa, giz, lápis de escrever, lápis de cor, revistas, tesoura, cola, papel sulfite, tnt, cartolina, canetinhas, Eva, tinta guache


Resultado esperado: Esta é uma aula interdisciplinar, através dela o/a aluno/a poderá reforçar seus conhecimentos sobre ordem alfabética, grafia de palavras, ampliar os conhecimentos linguísticos, sinais de pontuação, formação de frases, diminutivo, classificação de palavras quanto ao número de sílabas, seqüência numérica, números pares além de desenvolver o raciocínio lógico matemático, coordenação motora,
orientação espacial e rapidez de raciocínio. Também aprenderá desenvolver estratégias antecipando os resultados das próprias ações além de interagir com os grupos de maneira lúdica despertando a criatividade e a alfabetização através das mídias.

Tempo previsto: De quatro meses, sendo uma aula semanal no laboratório de informática.

Critérios de avaliação: A avaliação será observada através da participação nas atividades em sala, o relacionamento com o colega, bem como verificar o avanço, que cada aluno possui, na escrita e leitura de materiais relativos ao tema trabalhado.É importante salientar, que por se tratar de séries iniciais do Ensino Fundamental, os níveis de escritas dos alunos poderão ser variados, por isso é respeitável que cada um seja avaliado de acordo com o nível da alfabetização que se encontra. No entanto, esta é uma oportunidade para que os alunos se sintam instigados a avançar nos conhecimentos que possuem.


Forma de socialização das produções: Elaboração de painéis, divulgar o Mini Dicionário Maluco através de exposição nas dependências da escola.